Páginas

21 de dez. de 2011

Deus, um delírio (legendado) - O Debate entre Richard Dawkins Vs John Le...

Observe q esse video tem legendas. na moldura do video, clique no CC e escolha portugues (Brazil)

3 de nov. de 2011

Coldplay - Tradução - Fix You

Tem um erro na traduçao. Quando diz: "preso ao contrário" leia-se "com a ré engatada" ou "andando prá traz, de ré"

15 de out. de 2011

ORAÇÃO ROSACRUZ

ORAÇÃO ROSACRUZ

Não Te pedimos mais luz, ó Deus.
Senão olhos para ver a Luz que já existe;

Não Te pedimos canções mais doces,
Senão ouvidos para ouvir as presentes melodias;

Não Te pedimos mais força,
Senão o modo de usar o poder que já possuímos;

Não mais Amor, senão habilidade
Para transformar a cólera em ternura;

Não mais alegria, senão como sentir
Mais próxima essa inefável presença,
Para dar aos outros tudo o que já temos
De entusiasmo e de coragem.

Não Te pedimos mais dons, amado Deus,
Mas apenas senso para perceber
E melhor usar os dons preciosos
Que já recebemos de Ti.

Faze que dominemos todos os temores,
Que conheçamos todas as santas alegrias,
Para que sejamos os Amigos que desejamos ser,
Para transmitir a Verdade que conhecemos;
Para que amemos a pureza,
Para que busquemos o Bem,
E, com todo o nosso poder, possamos elevar
Todas as Almas, a fim de que vivam em
Harmonia e na Luz de uma Perfeita Liberdade.

Paz Profunda

Feliz Dia do Professor

Estamos aceitando que o marketing molde as opinioes de nossos filhos. Que forjem provas de que eles vivem em um outro mundo. Um mundo fantástico, como numa novela ou seriado. Neste mundo, o tempo nao urge, então você pode estudar amanhã. Aliás, o tempo nao existe, então não se precisa iniciar nada que não acabe em horas. Nossos filhos conseguem planejar a sua ida pra noite, mas seria surreal pensar na sua ida ao ITA, por exemplo. Nesse modo de ver o mundo, qualquer idéia magica é aceita como real. Alias, o senso do que é real e irreal caiu por terra ha décadas. OVNIs, vampiros, artes divinatórias, folclores oriental, judaico, africano, brasileiro, teorias da conspiraçao, lendas urbanas se misturam com a realidade na cabeça de nossos filhos de forma que, pra eles, é certo crer em qualquer coisa. Principalmente se essa coisa nao pode ser provada. Ou seja, acatamos que levem nossos filhos à esquisofrenia. Geraçao Tarja Preta Para esses seres sem espírito não sobra muito para se amar. A única forma de sucesso pessoal é a ostentaçao, a jactância e a arrogância e prepotência. Nossos filhos nunca encherão o peito por ter feito uma xilogravura, mas se acharão especiais se tiverem um celular com blue tooth e mp3. O aspecto físico é o que conta. A visao nazista de que cabelos lisos e olhos claros e corpos esbeltos são simbolo de beleza são acatados e perseguidos por todos. Numa sociedade dessas não ha lugar para professores

3 de out. de 2011

Fui no show do System

Ontem fui com Milena no rock in rio rio (nao ria! podia ser rock in rio lisboa, rock in rio verde...)

to quebrado... tudo dói, mas foi foda! muito foda! Tao foda, que hoje eu to fudido... entao esse post será um dos poucos que vou escrever em internetês neste blog que se acha alto esporte

Mal cheguei e dei de cara com SHOW DO DAVID FONSECA!!! MUITA SORTE! Foi legal ver as pessoas chegando devagarinho, se impressionando com esse desconhecido no Brasil, e em instantes começar a bater cabeça ou a comentar com os colegas: "que foda, hein". Me pareceu que, alem de mim e dos membros da banda, uns 10 ali já o conheciam.




 Só ali ja teria ganho meu dia. Mas teve mais!

Depois pude ver Tom Zé. ele tava acompanhado de uma banda de presidentes da republica. Todos, inclusive ele, usavam a faixa presidencial.

Num repente homofílico, ele tirou a faixa e a improvisou como calcinha de rendinha. Tom Zé é sempre tom ze, cantando verdades repetidas criando assim poesia concreta

Depois subiu ao palco ninguem menos que mutantes. Mas me decepcionaram por so cantarem as classicas. Não respeito muito compositores que nao compoem nada ha 40 anos. Uma surpresa foi que todos da plateiai conheciam as letras de cor. Vivi pra ver Mutantes ao vivo com umas 100 pessoas cantando balada do louco e panis et circenses com toda a voz. Acho que só nao entenderam o que significa "palmas para dom quixote que ele merece!" pois ninguem ali conheceu Flavio Cavalcante.

tem noçao de quao foda foi esse dia? tom ze e mutantes no mesmo palco! vai te fud... so com eles eu ja teria ganhado o dia.


Conheci gente lá que ja inseri no meu roteiro de lembrancas e no meu roteiro de marcar pra se ver, como ex alunos q reencontrei, amigos dele, amigos da Milena. foram momentos otimos com eles


eu so tinha visto festivais em video. poder andar num festival é um pouco de utopia colocada em prática. Interagir com gente fina, elegante e sincera, com habilidade pra dizer sim quando for sim e nao quando for nao, sem ofender ninguem, nem invadir a liberdade de escolhas do outro.

Um amigo nosso jogou agua jelada no cofrinho de outro amigo. Ele tirou a calça pra analisar o q faria com a cueca molhada. Em qualquer outro lugar, veriam nudes como escandalo. ali as pessoas olhavam ao passar, e seguiam sem se prender nem rir, nem se interessar, pois cada um estava ali pra cuidar da sua propria felicidade

Bem, depois disso teve show dos titas. bater cabeça ouvindo policia foi muito bom

teve outros caras q nao memorizei... um tal de "Fulano Camelo", entre outros.

Show ao vivo é sempre foda, mesmo quando a banda nao o é. entao gostei do show dos detonautas. Eles me conquistaram por colocar frases de efeito no telao que dizem respeito a nossa realidade. como: "corrupçao é crime hediondo" ou "todo governo deveria temer o povo"


nao sei bem como é o cara, nao conheco as musicas dele, mas pra fazer isso, tem o meu respeito e gratidão. HEY, SARNEY, VAI TOMÁ NO CU!




Depois deles veio Pitty. Cara, ela nao é a bam bam bam. Ela cumpre o feijao com arroz necessario para eu gostar. Ja a banda dela É FODA. os caras sabem pra que tao ali. Principalmente baixista e baterista. Eu so conheco e amo incondicionalmente a musica do menino robô. Foi nessa hora que comecei a perder a voz... kkkk E, vou te falar uma coisa: QUIS COCHA, MALUCO!!!


Depois veio Evanecense. Eu gritei: EMILY, EU SOU O SEU VISCONDE! mas ela fez q nao entendeu. Todos proximos a mim deram um tapa na propria testa e gemeram. Quanta inveja...

Ela ta envelhecendo, mas ainda tem aqueles peitões que me fazem ama-la aos teclados, mesmo que seja de maquina de escrever.


O pessoal da ala onde eu tava erguia a mao passando energia gritando SYSTEM SYSTEM SYSTEM...

Quando acabava uma musica ela iniciava o classico papo furado do tipo: "essa musica eu compus ha um tempo atras..." e eu traduzia em voz alta: VLEU RUIO DJANÊRO, OBRUIGADO, TCHAU

A ansiedade para ver system dava pra pegar no ar.

Sempre que Amy Lee dizia "the next song" eu gritava "this last song", mas ela continuava fingindo que nao me entendia.

Até que ela anunciou: "esta será a nossa ultima musica, pois o que voces querem é o system of a down". Acho que ela nunca foi apalaudida, ovacionada, com tanto calor e emoçao como naquele momento. Eles tocaram aquela unica musica deles que eu gosto, que nao lembro agora qual é. mas ta ai no video
O guitarrista é bom pra caralho! Acho que ele é o lider da banda, nao a vocalista cigana sandra rosa madalena.



Até ali eu tinha me saido bem no fervo que tem proximo ao palco.

Dai veio o system!




Mesmo antes das cortinas cairem, a insanidade bateu em todos. Vinda de uma decada aturando ivete sangalo e a ausencia de system. Todos riam, choravam, gritavam, bejavam suas camisetas pretas com o rocktoons.com do system. Mesmo eu, ja estava completamente sem voz antes das cortinas cairem.


Unissonos "É SYSTEM PORRA" encheram a cidade do rock. Nenhum gol do flamengo no maracanã, nenhum aleluia da catedral da fé, foi tal alto, tao barulhento, tao emotivo como foi o berro da galera quando a cortina caiu e pudemos ver a banda. Como eu ja tava mudo, só tinha forças pra levantar o dedo pra sauda-los (nao, restartianos, não to falando do dedo like do face)

A porrada comeu solta. Me enchi de ematomas!! kkk sussurrei pra milena que violencia nao é meu estilo, e que isso nega as licoes que o rock me ensinou, mas que, se aquele viado cherado seminu me atropelasse de novo eu ia meter a mao na cara. ele me atropelou por traz (nao, calma, ele veio de ré, entao houve colisao das costas dele com as minhas) Meti uma cotovelada no meio da coluna. Ele tava tão cherado que não sentiu, seguiu correndo e socando todo mundo.

A concentracao demografica, sem exageros, de 25 a 36 pessoas por metro quadrado. asfixia generalizada na area do gargarejo. Até que quatro lutadores de sumô com hidrofobia vieram com tudo pra cima de mim, e dei de cara no ombro dum cara e afrouxou um incisivo. fiquei puto, mandei system à merda e puxei a milena, vamo sair daqui, que tu vai ser amassada aqui e nao terei como te salvar. Felizmente eu e ela estavamos sem camisa, entao conseguimos deslisar em tanta gente amontoada e suada.Nos afastavamos do palco a 1 metro por cada 5 minutos, e a cada acorde, um serio risco de que alguem caisse e vocë tropessasse nele e fosse pisoteado também. Isso tava impedindo que eu curtisse o show. Ou curte porrada ou o show. E aquilo era system. Quando chegamos num ponto pacifico, olhamos para o telao e milena disse: agora podemos curtir o show!

Dai chegou um cara: rala que aqui abre roda punk! Retrocedemos uns 6 metros ainda. dai sim conseguimos curtir o show.

O som tava otimo. eles deram, literalmente, um show! Nao ha palavras que traduzam o pique, a energia, a qualidade do trabalho deles. Pense no rush tocando 2112. É assim. O vocalista arrasou com seus guturais. Num dado momento ele soltou, no meio de um gutural: "LUKE, I`M YOUR FATHER" que nos levou ao delirio de quao perfeita foi a imitaçao.

O guitarrista encarnava Led, sabath, satriani, santana, Malakian, entre outros.

Shavo é o Shavo, segurando o baixo como se tivesse lendo letrinhas nas cordas e passando os dedos minuciosamente por elas, como se tivesse desenhando uma paisagem com tintas na ponta deles.

Sentir o baixo vibrando dentro da caixa toraxica é algo q eu nao experimentava desde o album do prisma do pink floyd


Uma banda foda, um show foda, merecia aquela plateia foda. Eles olhavam pra plateia e ficavam estasiados. 100.000 pessoas cantando, com toda a voz, todas as musicas deles, bem no ritimo, por mais complicadas que fossem as letras. Serj nao precisaria cantar nenhum refrao. A plateia o abafava cantando mais alto.

Serj gritava entre um BOMB e outro: RIO BRAZIL MOTHERFUKERS. Num dado momento ele falou em alta velocidade: Rio, essa é a nossa primeira vez aqui. E essa é a primeira vez de voces conosco. E... estamos gostando muito! (Procure no youtube um show ao vivo do system e do slipknot onde eles tenham elogiado uma plateia como fizeram no rock in rio 2011)

O mesmo gritava Malakian antes de iniciar outra musica: FUCKYOU RIO, MOTHERFUCKERS WE LOVE YOU ALL

Na classica introducao ecologica de science, Serj disse que tanto aki no rio, como em sao paulo, onde cantariam no mesmo dia, todos deviam pensar sobre um problema que aflige as grandes cidades: the unnecessary thecnologic advance, que nos afasta de habitos salutares antigos

Mostrei pra milena: ta vendo essa ala de pessoas ali atras? E a outra mais adiante? E aquela laaaa longe? Ta todos esse povo cantando system!

pra onde olhassemos, era cabeças ate sumir no horizonte, cantando em unissono o system. Um momento historico. Acabava uma musica e eles engatavam a proxima, sem papinho mole! E a plateia seguia cantando.

Desta vez nao foi só a ala do gargarejo. Todos, todos, foram a area do gargarejo, do inicio ao fim do show.

Espero mesmo que a Globo nao tenha comentado nada sobre o show. Eles nao tinham nocao da porrada e da qualidade sonora dessa banda. Nem da quantidade de fas que foram pro rock in rio para ver system e apenas system Qualquer coisa que eles tenham dito me deixaria furioso e jamais traduziria o que aconteceu naquela noite.

Quando system acabou, metade do rock in rio foi embora!!!

Edição em 4/10/2011 06:34:41. eu tinha colocado um xingamento injusto contra o Guns. Peço desculpas a eles. Eles tem seu lugar reservado no panteão do rock e tem uma musica deles na trilha sonora do Terminator II.

Edição em 5/10/2011 02:21:29 Eram umas 11 da manha, um sol de brigadeiro (sol braços abertos como dizem aqui no rio), eu andandava pela cidade do rock, de atraçao em atraçao e, em volta no caminho, como canteiros serenos, um bocado de gente deitada, com aparencia de 2011 mas com o ar de 1965. Aqui, namorados, mesmo os que iniciaram o namoro ali dentro, deitados um sobre o outro, ali pai mae e filhos brincando, acolá um bando de jovens gargalhando... a maioria deitada olhando pro infinito, comendo, gargalhando, tirando fotos mutuamente. Todos crianças de 6 anos em corpos de adultos.

Aonde voce deitasse poderia olhar pro lado e puxar papo e ter naquele estranho um amigo com o qual poderia falar sobre tudo.

Quer sentir o que foi? assista à cena de San Francisco do filme Monterey Pop.

27 de ago. de 2011

Vou no show do System of a Down 2

vou no show do meu clone...
a unica diferenca entre nos é q ele nao programa nada, nem eu toco coisa nenhuma

Vou no show do System of a Down


vou no show do meu clone, o Shavo...

Ele nao é a cara do tio!?

Essa frase ecoa aqui dentro de vez em quando.
Se me ver sussurando no elevador nao estranhe.
estarei dizendo:
"We are System of a Down - and we fucking suck!"



mas eu ainda irei num show do meu outro clone


13 de ago. de 2011

The impossible Maddi Jane

Essa menina tem um senhor vozeirão!

Ela canta um poouquinho robotizada. Só um pouquinho. Talvez por não ter ainda vivido situações semelhantes às das letras que interpreta. Mas isso se corrigirá com o tempo com o envelhecimento natural dela. Mas ela faz o tema de casa direitinho e muito mais q o necessário pra me hipnotizar.

Oras me emociono, oras me surpreendo, oras ela me da um pouco de solidão pela falta de emoção que comentei, oras ela faz correr um frio pela minha espinha...

Gosto também que os semelhantes se atraem. Ela escolhe aquelas músicas que parecem ter sido escritas pra ela interpretar!

Enfim, curte aí:


Monstro! Ela é um monstro! Ouça isso:






Impossible!




Curvo-me diante da diva...

11 de ago. de 2011

Goody two shoes

Uma forma indireta de saber como eram as coisas numa determinada época é ver a produção artística durante ela. Irônico que a disciplina de história, que tanto amo, dependa da Literatura, que tanto me entedia.

Esse livro é Goody Two-Shoes, publicado em 1888 por McLoughlin Bro's em Nova York.
Repare que ainda se podia ser preso por bruxaria na época.

Também percebe-se a ingenuidade das pessoas comparadas com as de nossa época. O que pra mim é uma prova que a humanidade jamais parará de crescer.

Outra coisa patente é a paciência que eles tinham. Hoje é tudo tão corrido!



9 de ago. de 2011

Bezerra de Menezes

Acabo de conhecer esse cara. vou pesquisar mais, depois escrevo sobre esse politico e medico.
Por ora, segue essa frase dele q me encantou:

"O médico verdadeiro não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto. O que não atende por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alta noite, mau o caminho ou tempo, ficar longe, ou no morro; o que sobretudo pede um carro a quem não tem como pagar a receita, ou diz a quem chora à porta que procure outro – esse não é médico, é negociante de negociante de medicina, que trabalha para recolher capital e juros os gastos da formatura. Esse é um desgraçado, que manda, para outro, o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu espírito, a única que jamais se perderá nos vaivens da vida".

Bezerra de Menezes

5 de ago. de 2011

David Fonseca

David Fonseca é um cantor português.

Ele é um Senhor, na melhor acepção da palavra. Respeito muito o cara. Tem um vozeirão e é afinado.

Se não o conhece, assista a esse vídeo. Maaas, o ponto alto deste post é o próximo vídeo. Leia abaixo.


Ele gravou há uns anos um DVD de edição limitada, com ele brincando de fazer loops. Ele grava um pequeno tempo de musica e coloca pra repetir indefinidamente. Depois grava outra repetição e vai somando. O resultado é que temos uma orquestra de um homem só. Li em algum lugar, infelizmente não lembro a origem, que ele gravou esse DVD rapidinho. Não precisou repetir quase nada. Ele ía fazendo a música, gravando e ficando bom já de primeira.

Esse vídeo mostra uma cena do DVD e me ensinou que não basta ter bons brinquedos musicais. Se você não tem talento, cai na mesmisse. Note que ele vai gravando cada um dos loops em um canal do mixer e vai pisando nos pedais pra ligar/silenciar cada um deles durante a música. Por isso que oras temos o backing vocal, oras não.


Esse vídeo é das melhores coias que já vi.

9 de jul. de 2011

Otimismo é uma Merda!

"Otimismo: doutrina, ou crença, na qual tudo é lindo, inclusive se for feio; tudo é bom, especialmente se for ruim e é aceito com certo que tudo esteja errado". Ambrose Bierce

Não me venha dizer que a vida seria sem graça se não houvessem dificuldades!!!
Pelamor!! A definição de dificuldade diz que é ruim tê-las. Se podem ser evitadas, melhor, mas se não der pra evitar, não fique fingindo que é bom!

É ruim? É! Seguiremos de cabeça erguida, sentindo dor. Mas não mentiremos que é bom.

Ter milhões de dolares na mão é bom, sim! Não ter dinheiro é ruim, sim! E se você não conseguiu ser "o Don", se sente um derrotado, e se preocupa com a pessoas perceberem que você é um perdedor, só lhe sobra esse discurso insano que se fosse fácil não teria graça!

Se fosse fácil tu já teria vencido essa etapa e estaria galgando a próxima!

Se você precisa de otimismo pra não morrer no meio do caminho, está lhe faltando um objetivo a alcançar. Quem fita o alvo, não tem tempo de olhar pra baixo.

Otimismo é aquela chicotada que se dá no jumento para ele continuar andando mesmo não tendo em mente um destino onde ele queira chegar.

Eu sou uma lenda / I am Legend

Lembra do filme "eu sou uma lenda", ou coisa assim, com o Will Smith?
Deixa eu ver se acho um link desse filme... já volto...

achei:

I am Legend, 2007, official site

I am Legend, 2007, IMDB

Assim como Silvio Santos, eu não vi esse filme.

Um amigo acaba de contá-lo. Agora é que não preciso ver, mesmo...kkkk

Na medida que ele ía contando eu o interrompia gritando:

"SIM, SIM, ISSO É UM REMAKE DE UM FILME COM O VICENT PRICE!!!"

"CARA, IGUALZINHO!!!"

"AH, MAS O CACHORRO NÃO ERA TÃO IMPORTANTE ASSIM NO ANTERIOR..."

O filme a que me referia era esse: The Last Man on Earth, 1964, IMDB

Meu amigo venceu minhas interrupções e contou até o final, que notei não ser idêntico ao antigo, que era mais sombrio. Previsível, pois os filmes americanos atuais precisam de finais felizes.





Mera semelhança:




Na verdade um não é remake do outro. Ambos se baseiam em um livro de Richard Matheson, chamado I am Legend. Baixe ele agora pra ler! I am Legend, Richard Matheson, PDF, 4shared
Comecei a ler agora.


O youtube tem uma seção para filmes que já caíram em domínio publico, e foi lá que eu assisti o mais antigo.
Veja a seção dele: Youtube Films, The Last Man on Earth

Ou assista aqui mesmo:




Edit 9/7/2011 14:34:51:
A história é meio de ficção científica, pois foi escrito em 1954 e inicia com: "Part I, January, 1976"
O tempo voa, filho! A data que ele viu como um futuro distante já é tão antiga, que eu tinha só 10 anos nela!

11 de jun. de 2011

Barulho do Papel

Gosto muito do barulho do papel sendo manuseado.

Assim que você assistir um filme onde alguem entra sorrateiramente num escritório e abre uma pasta de um arquivo, ouça o efeito sonoro que colocam. Geralmente é um som de papel bem mais alto que ouviria na vida real. Mas é usual aumentarem o som pra compensar a falta de realismo que o cinema tem.

Em todas as cenas de papel tem esse mesmo som q eu amo, e é o som que embalava as minhas leituras no tempo que eu lia em livros de papel.

Aqui tem uma amostra deste barulinho bom:





1 de mai. de 2011

Racionais MC Vida Loka 1 e 2

Periodicamente tenho que ouvir estas duas musicas, pra reestabelecer a consciência da realidade.
O luxo, conforto, acabam amolecendo o espirito, e ouvir isto é um choque de realidade que me põe de pé novamente.
Abaixo tem a letra das duas musicas pra vc nao perder nada.



Parte 1
Fé em Deus que ele é Justo,
Ei irmao nunca se esqueça,
Na guarda, guerreiro, levanta a cabeça, truta,
Onde estiver seja lá como for,
Tenha fé porque ate no lixão nasce flor,
Ore por nós pastor, lembra da gente
No culto dessa noite, firmao segue quente,
Admiro os crente, da licença aqui,
mó funçao, mó tabela, Pô, desculpa ai.
Eu me, sinto as vezes meio Pá, inseguro,
Que nem um vira lata sem fé no futuro,
Vem alguem lá, quem é quem, quem sera meu bom,
Dá meu brinquedo de furar moleton,
Porque os bico que me ve com os truta na balada,
Tenta ve, que saber de mim não ve nada,
Porque a confiança é uma mulher ingrata,
Que te beija, e te abraça, te rouba e te mata,
Desacredita, nem pensa, só naquela
Se uma mosca ameaça me cata piso nela,

O bico deu mó guela, ó
Pique bandidão, foi em casa na missao, me tromba na cohab,
De camisa larga, vai sabe Deus que sabe,
Qual é a maldade comigo do inimigo num migué,
Tocou a campainha PLIN, pá trama meu FIM, dois maluco
armado SIM, um isqueiro e um STOPIM,
Pronto pra chama minha preta pra fala,
Que eu comi a mina dele, Rá, se ela tava Lá
Vadia, mentirosa, nunca vi deu mó falha, espirito do mal,
cão, de buceta e saia, talarico nunca fui, é o seguinte,
Ando certo pelo certo, como 10 e 10 é 20,
Já penso doido, e se eu to com o meu filho no sofá de
VACILO,
desarmadao era AQUILO,
sem culpa, sem chance, nem pra abri a boca
Ia nessa sem sabe
(Pô cê vê) VIDA LOKA...

Mais na rua ná não, até Jack
Tem quem passa um pano,
Impostor pé de brek, passa pro malandro,
A inveja existe, e a cada 10, 5 é na maldade,
A mãe dos Pecado Capital é a Vaidade,

Mais se é para resolver, se envolver, vai meu nome,
Fazer o que, se cadeia é pra homen,
Malandrão eu, NÃO, ninguem é bobo,
Se quer Guerra terá,
Se quer Paz, quero em dobro,
Mais verme é verme, é o que é,
Rastejando no chão, sempre embaixo do pé,
E fala 1, 2 vez, se marcar até 3,
Na 4º xeque-mate, que nem no xadrez,

Eu sou guerreiro do RAP,
E sempre em alta voltagem 1 por 1
Deus por nós, tamo aqui de passagem,
VIDA LOKA
Eu não tenho dom pra vitima,
Justiça e Liberdade, a causa é legitima,
Meu Rap faz o cântico do loko e dos romântico,
Vo por o sorriso de criança, onde for,
Aos parceiros tem a oferece a minha presença,
Talvez até confusa, mais Real e Intensa,

Meu melhor Marvin Gaye, sabadão na Marginal,
O que será, será, é nóis vamo até o final,
Liga eu, liga nóis, onde preciso for,
No Paraíso ou no dia do Juízo Pastor,
E liga eu, e os irmão,
É o ponto que eu peço, FAVELA, FUNDÃO,
Imortal nos meus versos,
VIDA LOKA.

Parte 2
-Firmeza total,mais um ano se passando
Muita coletividade na quebrada,dinheiro no bolso
Sem miséria, e é nóis vamo brindar o dia de hoje que o
Amanhã só pertence a Deus, a vida é loka.
Deixa eu fala, pocê,
Tudo, tudo, tudo vai, tudo é fase irmão,
Logo mais vamo arrebentar no mundão,
De cordão de elite, 18 quilate,
Poê no pulso, logo brait,
Que tal? tá bom?
De lupa Bausch & Lomb, bombeta branca e vinho,
Champagne para o ar, que é pra abrir nossos caminhos,
Pobre é o diabo, eu odeio a ostentação,
Pode rir, ri mais não desacredita não.
É só questão de tempo, pro fim do sofrimento,
Um brinde pros guerreiro, zé polvinho eu lamento,
Vermes que só faz peso na terra.
Tira o zóio.
Tira o zóio, vê se me erra,
Eu durmo pronto pra guerra,
E eu não era assim, eu tenho ódio,
E sei que é mau pra mim,
Fazer o que se é assim,
Vida loka cabulosa,
O cheiro é de pólvora,
E eu prefiro rosas.
E eu que...e eu que...
Sempre sonhei com um lugar,
Gramado limpo, assim, verde como o mar,
Cercas brancas, uma seringueira com balança,
Disbicando pipa cercado de criança...
How...how Brown
Acorda sangue bom,
Aqui é capão redondo, tru
Não pokémon,
Zona sul é o invés, é stress concentrado,
Um coração ferido, por metro quadrado...
Quanto,quanto mais tempo eu vou resistir,
Pior que eu já vi meu lado bom na U.T.I,
Meu anjo do perdão foi bom,
Mas tá fraco,
Culpa dos imundo, do espírito opaco.
Eu queria ter, pra testar e vê,
Um malote, com glória, fama,
Embrulhado em pacote,
Se é isso que ceis quer,
Vem pegar.
Jogar num rio de merda e ver vários pular,
Dinheiro é foda,
Na mão de favelado, é mó guela,
Na crise, vários pedra 90, esfarela.
Eu vou jogar pra ganha,
O meu money, vai e vem,
Porém, quem tem, tem,
Não cresço o zóio em ninguém,
O que tiver que ser,
Será meu,
Tá escrito nas estrelas,
Vai reclamar com Deus.
Imagina nóis de Audi,
Ou de citröen,
Indo aqui, rindo ali,
Só pam,
De vai e vem,
No Capão, no Apurá, vô colar,
Na pedreira do São Bento,
Na fundão, no pião,
Sexta-feira.
De teto solar,
O luar representa,
Ouvindo Cassiano,
Ha.
Os gambé não güenta.
É mais se não der,
Nêgo,
O que é que tem,
O importante é nós aqui,
Junto no que vem,
O caminho,
Da felicidade ainda existe,
É uma trilha estreita,
Em meio a selva triste.
Quanto cê paga,
Pra vê sua mãe agora,
E nunca mais ver seu pivete,
Ir embora,
Dá a casa, dá o carro,
Uma glock, e uma fal,
Sobe cego de joelho,
Mil e cem degrau.
Quente é mil grau,
O que o guerreiro diz,
O promotor é só um homem,
Deus é o juiz.
Enquanto Zé Polvinho,
Apedrejava a cruz,
Um canalha fardado,
Cuspiu em jesus.
Oh...
Aos 45 do segundo arrependido,
Salvo e perdoado,
É Dimas o bandido.
É loko o baguio,
Arrepia na hora
Oh
Dimas, primeiro vida loka da história.
Eu digo.
Glória...glória...
Sei que Deus tá aqui.
E só quem é,
Só quem é vai sentir.
E meus guerreiro de fé,
Quero ouvir....quero ouvir...
E meus guerreiro de fé,
Quero ouvir...irmão...
Programado pra morre nós é,
É certo...é certo...é crer no que der...
Firmeza
Não é questão de luxo,
Não é questão de cor,
É questão que fartura,
Alega o sofredor.
Não é questão de pressa, nêgo
A idéia é essa,
Miséria, traz tristeza, e vice-versa,
Inconscientemente,
Vem na minha mente
Em ter uma loja de tênis,
O olhar do parceiro feliz,
De poder comprar,
O azul, o vermelho,
O balcão, o espelho,
O estoque, a modelo.
Não importa,
Dinheiro é puta,
E abre as porta,
Dos castelo de areia que quiser.
Preto e dinheiro,
São palavras rivais,
É,
Então mostra pra esses cú,
Como é que faz.
O seu enterro foi dramático,
Como um blues antigo,
Mas tinha estilo,
Me perdoe, de bandido.
Tempo pra pensar,
Quer parar,
Que cê qué?
Viver pouco como um rei,
Ou então muito, como um Zé?
Às vezes eu acho,
Que todo preto como eu,
Só quer um terreno no mato,
Só seu.
Sem luxo, descalço, nadar num riacho,
Sem fome,
Pegando as fruta no cacho.
Aí truta, é o que eu acho,
Quero também,
Mas em São Paulo,
Deus é uma nota de 100,
Vidaloka!!
"porque o guerreiro de fé nunca gela,
Não agrada o injusto, e não amarela,
O rei dos reis, foi traído, e sangrou nessa terra,
Mas morrer como um homem é o prêmio da guerra,
Mas oh,
Conforme for, se precisa, afoga no próprio sangue, assim será,
Nosso espírito é imortal, sangue do meu sangue,
Entre o corte da espada e o perfume da rosa,
Sem mensão honrosa, sem massagem."
A vida é loka nêgo,
E nela eu tô de passagem.
À dimas o primeiro.
Saúde guerreiro!
Dimas... Dimas... Dimas...

16 de abr. de 2011

Falando com o Robô Ed

mantive esta conversa com o robô ed http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php

Robô Ed:Olá! Meu nome é Ed, estou aqui para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que você quer conversar?
Você:nao sei
Robô Ed:Como não sabe? Pensei que soubesse...
Você:só frases feitas
Robô Ed:Mas ainda bem que eu já tinha a resposta pronta! Já pensou se eu tivesse que procurar na Internet uma resposta para cada pergunta sua???
Você:mas vc está na internet
Robô Ed:É pela Internet conheço pessoas, faço amigos e... divulgo a minha missão!
Você:e qual seria esta sua importante missao?
Robô Ed:Minha missão é conscientizar os humanos a preservar os recursos naturais e usar a energia do planeta Terra de maneira eficiente.
Você:ah, vc fala tudo decorado
Robô Ed:Falo sim, pode deixar.
Você:acho que você não me entendeu
Você:você está ai ainda?
Robô Ed:Estou aqui sim... Vamos conversar?
Você:e o que estavamos fazendo ate agora?
Robô Ed:Eu estou conversando com você e navegando pelo site do CONPET, e você?
Você:você é garoto propaganda?
Robô Ed:Não faço propaganda a toa. Divulgo os programas do CONPET e da Petrobras porque eles merecem!
Você:gostei
Robô Ed:Legal. Que bom que você gostou.
Você:vou embora
Robô Ed:Vai embora? Tchau! Muito bom falar com você.

27 de fev. de 2011

O mundo tá melhorando?

Noite passada saí com minha afiliada pra beber, jogar sinuca, comer hamburguer e picolé de chocolate (Ela só bebeu. E teve náuseas ao me ver comendo picolé de chocolate após as cervejas). Foi uma boa noite principalmente por que não perdi todas na sinuca.

Estavamos num boteco com 4 mesas de sinuca e uma jukebox que tocou quase que somente Usher.

Num dado momento notei que na jukebox rolava o vídeo do kiko funkeiro.

No início eu xinguei secretamente o fato de pegarem da net um vídeo e não pagarem direitos autorais ao criador do vídeo, muito menos ao canal de tv q exibe o kiko.

É neste momento que este post se inicia. E vai acabar rapidinho. Tão rápido quanto foi eu deixar de lado o insight etílico que tive.

Eu pensei no mundo onde vivo agora. Nada impede que quem tenha criado o vídeo seja um garoto. Os garotos de minha época se expressavam com giz na calçada. Hoje a calçada é a internet onde podem se expressar na forma de uploads de multimídia. Na minha época nenhum garoto cobraria direitos autorais de um desenho em giz na calçada, e no fim das contas a jukebox é uma forma de propaganda pro canal de vídeos no youtube de quem fez o upload.

O mundo tá pegando um rumo incerto pra mim, onde a criação não é premiada pois todos criam o tempo todo. Ninguém vai pagar pelos meus livros pois as universidades financiam a pirataria de livros via xerox e por que muitos colegas já postaram todo o conteúdo do livro em blogs de acesso gratuito.

Enquanto eu tentava abarcar esta mudança olhei pra cada uma das mesas de sinuca.

Na primeira tinha três ou cinco velhinhos jogando bebendo e dando risada. Este é um mundo onde está mais divertido envelhecer.

A segunda era mais convencional. Uns quatro caras, três mulheres e duas crianças, todos dando gargalhadas. Meus pais nunca me levaram pra um boteco pra jogar sinuca quando eu tinha oito anos.

A terceira mesa tinha três garotas lindas e desacompanhadas, entre 15 e 17 anos. No mundo de hoje uma menina pode sair a noite, jogar, beber, sem que ninguém a acuse de tudo o que minha mãe teria pensado dela.

Quando o povo foi saindo os dois novos grupos que ocuparam as mesas me trouxeram novamente o assunto a tona. Uma mesa com cinco viadinhos barulhentos e um casal de lésbicas de parar o trânsito. Fiquei muito feliz de ver que ninguém no boteco tinha alguma opinião a dar sobre estes novos ocupantes, nem achado estranho mulheres desacompanhadas jogarem sinuca.

Achei engraçado como a jukebox e os tipos que ocuparam as mesas de sinuca daquela noite pareceram orquestradas para complementar o meu insight. Cada um, um exemplo isolado de liberdade que eu não tinha visto nos anos 80.

- Ricardooo, tua vez.
- Hã? Ok...

25 de fev. de 2011

Sensation

Sensation é um evento de house music. Um megaevento que a cada ano tem um motivo diferente e acontece em vários paises. No Brasil é chamado de Skol Sensation.

O evento é tão grande que não tem ingresso, tem certificado de participação. Não tem anúncio, tem trailer...


Usam todos os recursos pirotécnicos que as religiões e partidos políticos usaram através dos tempos, forjando a ilusão de conteúdo através da forma. Quando assisto fico pensando que foi assim que se conquistou os índios e aldeões medievais: com efeitos especiais que lembram poderes sobrenatuais. Apelam até pra uniforme dos membros, artifício usado por clérigos e exércitos pra dar a ilusão aos membros de que pertencem a uma casta.

Fiz uma playlist Sensation no youtube.
Veja um exemplo. A abertura parece um grandioso culto religioso. Parece que um sacerdote vai aparecer a qualquer momento e iniciar um sacrifício...


Veja como o anúncio lembra uma peça publicitária de um partido político ou igreja:


Sensation é a prova pra mim que pode haver um evento social sem a imposição de conceitos de terceiros na cabeça dos fieis, sem mentiras, sem promessas absurdas... só música.

E eu gosto disto. Gosto do uniforme que pedem para os espectadores adotarem: branco total. Gosto de um mundo sem doutrinas de terceiros a engolir ou a brigar por... Eu quero um Sensation World para os meus filhos.

7 de fev. de 2011

Sou responsável por quem cativo?

Algumas idéias são tão repetidas que até parecem verdadeiras.

Um exemplo disto é a máxima de Saint Exupéry, alardeada nos perfis de orkut e twitter:

"És responsável por quem cativas"


(Escrever na segunda pessoa não dá a sensação de conteúdo? De mandamento, até?)

Veja, eu sou adepto da responsabilidade pessoal. O que é responsabilidade pra mim:

capacidade de responder pelos meus atos
=
habilidade de responder
=
respons-abilidade
(esta piada fica mais engraçada se contada em inglês)

Então, se sou responsável, eu respondo pelos meus atos. Meus atos, e só. Nunca pelos atos de nenhum adulto, quer seja ele meu familiar, cônjuge, colega de trabalho...

Opa, aí temos outra palavra: adulto. Adulto pra mim é o que não recebe perdão pelos seus atos. Crianças, como não são adultas, podem ganhar indultos pelos seus atos. (Essa piada não ficou engraçada, nem em latim.)

Agora imagine que eu cative uma garota. Adulta, pois não sou pedófilo. E iniciamos um relacionamneto. Supnha ainda que, após um tempo, eu perceba que o relacionamento acabou pra mim.

Tenho plena liberdade de terminar o relacionamento quando eu bem entender. Não devo continuar uma farsa por me achar responsável pelos atos ou sofrimento daquela pessoa.

Não sou responsável pelos atos dela, ponto.

Se, com o rompimento, ela se negar a entender o meu ponto de vista, esbravejar, pagar mico, se suicidar, será por conta e risco dela. A respnsabilidade é dela.

Da mesma forma, se eu me apaixonar, e depois de um tempo ela terminar o namoro, não seria lúcido de minha parte pegar no pé dela, chorar, contrariar, tornar-me violento, pra tentar reatar um relacionamento que não mais existe.

Se eu sofrer, será por culpa minha. Eu poderia ter dito não, mas aceitei o pedido de namoro. Se acabou, e eu sofro, não foi ela que me fez sofrer. Eu que optei por não virar a página; escolhi a obsessão até atingir o nível de sofrimento.

Iniciar relacionamentos, e eventualmente terminá-los, são atos inerentes a nossa natureza livre. Fazem parte da nossa eterna busca pela felicidade.

Por outro lado, me considero responsável por crianças e animais que eu cativar.
Se eu crio uma relação de afeto com um enteado, tenho obrigação de continuar na vida dele, pelo menos até a maioridade, mesmo que o relacionamento com a mãe dele já tenha acabado. Eu sumir depois do fim do namoro seria um golpe que ele não merece. Da mesma forma se eu cativar um cachorro. Cães vivem de afeto. Então, uma vez eu o cativando, devo ser presente na vida dele até o dia da sua morte.


Claro que quando inicio um relacionamento, desejo que seja para sempre. E, acreditem, um dia eu consigo isto!

Mas se o outro tiver a certeza que jamais terminarei o relacionamento por me achar responsável, ele se sentirá livre pra me machucar quando quiser. Por outro lado, se o outro souber que posso terminar o relacionamento quando eu bem entender, ele tenderá a me reconquistar a cada dia. E o mesmo vale pra mim.

Isto dá a certeza de que não estamos num relacionamento vazio, onde só se conta o tempo de casados. Pois assim que ficasse vazio, acabaríamos na mesma hora e buscaríamos por algo melhor.

Então, NÃO! NÃO SOU RESPONSÁVEL POR QUEM EU CATIVAR!!!

E ao escrever isto eu me senti leve, livre dos grilhões desta falsa crença, que raposamente me foi vendida e eu comprei por décadas!

Um pouco sobre liberdade

Vou postar de vez em quando coisas sobre liberdade. Pra isto acabo de criar a tag #liberdade.
Vou comentar como ela é importante pra mim, mas noto em metade das pessoas com quem me relaciono que ela pode ser alvo de criticas.