Páginas

3 de mar. de 2008

Do outro lado da lua


Quando eu tinha 3 anos o homem pisou na Lua.
Certo que agora dizem q foi farsa, mas o meu ponto é, naquela época, foi real pra mim.

Houve transissão direta pela TV. Acompanhei desde o lançamento até o pouso. Eles estavam se aproximando da Lua quando eram umas 16 horas e eu fiquei fascinado vendo as crateras. Num dado momento mostraram a nave de cabeça pra baixo na tela. Foi minha primeira experiência de vôo mental.

Eu fui pra rua e fiquei olhando pra Lua pra tentar ver a nave. Todos riram de mim.

Era lua quarto minguante e meu pai estava sentado no sofá assistindo, minha mãe estava preparando a comida dos cachorros, e eles conversavam sobre o que estava acontecendo, como eternos namorados que eram. Meu irmão estava sentado no chão próximo ao Tio Guido, padrinho dele e eu estava de pé na porta olhando pra Lua e para a televisão.

Até que eles pousaram e voltaram... acompanhei tudinho de perto! e falo disto em outro tópico...

Muito tempo depois, anunciaram que teria outra ida pra lua... mas eu já não me interessava muito... eles já não eram os primeiros...

Uns dias depois eu pensei que eu estava errado, pois é legal ir à Lua, e eu queria ser astronauta desde que vi o cara descendo da escada do módulo e andando na areia... então eu devia estar feliz que iriam de novo!

Mas depois meu irmão me explicou que não iriam pousar... que só chegariam perto da lua e voltariam! O que me frustrou mais ainda. Numa noite, o noticiário anunciou que eles chegaram perto da lua e que a contornariam antes de voltar pra Terra.

Meu irmão me disse que o outro lado da Lua nunca foi visto por ninguém e que eles seriam os primeiros a ver o que tivesse por lá. E que provavelmente teria um marciano acenando... tive muitos pesadelos com isto!

No dia seguinte, próximo ao meio-dia, o noticiário anunciou que os astronautas haviam sumido atrás da lua, que não teria como falar pelo rádio, até que saissem do outro lado, e que o mundo rezava para que eles sobrevivessem.

Fui dormir pensando nisto e visualizei a Lua, a Terra, o Sol e eles passando por traz... foi o meu primeiro modelo mental.

Por fim eles reapareceram e chegaram bem. Desceram num módulo cônico com paraquedas e foram resgatados por homens-rãs. Eu perguntei pra minha mãe o que é um homem-rã, mas ela não soube me explicar.

Hoje eu me senti como aqueles astronautas que passaram por traz da Lua, sem o cordão umbilical das comunicações com a Terra.

Você me disse que ficará sem net. Eu já sabia. Mas quando você brincou: "ficarei sem entrar na net até Deus sabe quando", eu gelei!

Eu aqui, sozinho no universo, sem poder reabastecer os lábios com o teu sorriso...
Eu aqui, numa queda eterna para lugar nenhum, sem poder me apegar a nossas conversas...
Me vi atravessando as trevas destes dias e rezando pra reaparecer logo do outro lado, onde você estará, linda como sempre...

Será que aqueles astronautas tinham consigo fotos da família?
Tomara, por que hoje as tuas fotos me fizeram companhia!

Sabe, fotos do que passou e não volta mais podem me deprimir, mas fotos do que virá me fortalecem pra continuar!

Até o outro lado, ma dame!

0 comentários: