Páginas

13 de mar. de 2012

Voltei ao Xadrez

Depois de mais de 30 anos, voltei a estudar xadrez.

É... desde o primário que eu nao jogava mais... Outro dia eu joguei com o Giovane e venci. Dai joguei contra um amigo dele, venci também... então tive uma recaída. (reforço positivo é uma coisa bem positiva!!!)

Descobri que o nível (rate, em inglês) de um enxadrista pode ser aferido.

Todo enxadrista ganha pontos quando vence, e perde pontos quando é derrotado. Ele guarda essa nota durante a vida.

Quando ele vence alguem de nota inferior a sua, não ganha nada. Mas se perder para alguém inferior, perde muitos pontos.

Da mesma forma, se perder para alguém melhor que você, não perde muito. Mas se vencê-lo, ganha mais pontos.

O quanto se ganha e se perde, é determinado pelos regulamentos das federações de xadrez. Os padrões eu comento mais tarde. Ainda não sei o meu.

O órgão maior do xadrez é o FIDE - Fédération Internationale des Échecs. Lá vemos o rate dos maiores jogadores do mundo. Eles beiram o rate de 3000... O país que tem os melhores enxadristas registrados é, obviamente, a Rússia. Com um metro de neve na sua porta cinco meses por ano, não resta muita coisa pra fazer senão vodka e xadrez... Eles tem 2093 atletas, com rate medio de 2748. Já o Brasil, tem 142 inscritos com rate médio de 2542.

Essa pontuação não tem muita relação com a idade. Tem garotinhas de 12 anos com rate de 2700 ,facinho...

Quando recomecei meus estudos, eu tava sendo derrotado por uma enxadrista de 6 anos de idade, cujo jogo poderia ser definido como trocar peças de lugar. Ela tem nivel 23... E eu com 46 anos de idade na cara.... tsc tsc tsc

Perdi umas 12 partidas consecutivas pra ela! De repente, aconteceu o usual: o adormecido despertou. Do nada passei a vence-la em poucos movimentos.

Entao fui escolhendo oponentes mais fortes. De 37, 120. Tenho perdido ininterruptamente de uma menina de nivel 870. Ja perdi 3 vezes dela, e nenhuma vitória.

Essa tarde joguei com um cara de nivel 610 e ganhei sem muito sofrimento. Então eu chuto que esteja com rate de intermediario entre 610 e 870...

Domingo joguei contra um cara da itália via web. Venci rapidinho, mas não soube o rate dele, então nem comemoro... vai q eu tava jogando contra um chimpanzé... deixa quieto...

Já nos primórdios o pessoal começou a anotar as jogadas pra poder estudar e aprender com os erros. Deste momento em diante, o xadrez tornou-se uma ciência exata.

No passado, o pessoal anotava as jogadas como: "o peão preto da fila do rei come o bispo branco que estava em frente a dama" hoje em dia, isso pode ser anotado como "pxf3"

Outra hora comento a notação enxadrística (as notações, melhor dizendo, pois tem estilos de notaçao pra todos os gostos).

Foi criado um padrão de arquivo pra se registrar partidas de xadrez. Isso permite que se tenha bibliotecas imensas de partidas famosas pra se estudar, pois são arquivos texto bem pequenos. São arquivos de extensão .PGN (Portable Game Notation).

Como eu dizia, venci uma partida de um rapaz de nivel 670. Como to empolgado, resolvi registrar aqui pra me gabar... digo, começar a registrar minhas partidas.

Veja abaixo o arquivo PGN da partida.
Como tem gente que não saca ainda da notação, vou colar imagens do jogo.
Olho no lance!!!!

[Event ""]
[Site ""]
[Date "2012.3.13"]
[Round ""]
[White "Boy Wonder"]
[Black "Ricardo"]
[TimeControl "600"]
[Result "0-1"]
[ECO " "]

1.f3 e5 2.e4 Nf6 3.g4 d5 4.Kf2 Bd6 5.a3 Be6 6.b4 Nc6 7.Kg3 dxe4 8.Kh3 exf3 9.b5 Nd4 10.c4 Nxg4 11.Kg3 e4+ 12.Kh3 Nf2# 0-1


Isso acima representa a partida inteira.

Eu tava com as pretas.



Ele começou mal. Bloqueou o cavalo de sair e abriu brexa pra eu fazer xeque rapidinho...


Claro que abri pra minha dama. Se ele movesse o peão do cavalo do rei, seria xeque mate. Mas... alegria de pobre dura pouco...


Não repare a bagunça... continuei depois da jantar a postar as imagens, e fiz daqui pra frente em outro padrao de cores e nao notei... mas o jogo é o mesmo....

Nesse ponto eu ameaço o peao dele com meu cavalo. Uii... sou mal...

Ele avançou com o peao do cavalo. Talvez na esperança de eu come-lo com o cavalo e ele me comer com o peão do bispo...



Pq será que ele mexeu no rei? Rocar nunca mais...

VEJA COMO USAR ÓCULOS É IMPORTANTE!!! EU LARGUEI O BISPO UMA CASA ANTES DO QUE DEVIAAAAA!!!! TERIA DADO XEQUE!!! Mas o acordo tácito é que não se volta atrás de uma jogada... perdi...


Abaixo, ele avançou o peão da torre do lado da dama e eu, o bispo da dama.



Abaixo, ele avançou o peão do cavalo do lado da dama e eu, o cavalo da dama


Daí ele avanço mais ainda com o rei... será que a dama tava de xico?

Abaixo, meu peao da dama come o peao do rei e ele segue mexendo so no rei...


Eu queria abrir o jogo. Os peões iam atrapalhar meus bispos. Abaixo, o meu peao do bispo do rei vai em missão suicida. Ou o cavalo ou a dama dele vao matar meu peao, mas, como eu comi um peao dele, sao dois peoes a menos no tabuleiro


Abaixo, ele avanca mais com o peão do cavalo da dama.


Ele passou a ameacar meu cavalo da dama, entao eu fugi com o cavalo pro centro do tabuleiro.

Na verdade so depois eu me toquei que o meu bispo da dama podia ter comido o peao e feito xeque, pois estaria coberto pelo meu cavalo do rei. mas ja era tarde...
Enquanto me martirizava e olhava procavalo do rei, vi que ele podia pegar o peao junto ao rei e depois descer e fazer um garfo. Ao mesmo tempo ele ameacaria o rei, a torre e a dama. Um dos tres seria meeeu!!!!

Ele avançou com o peao do bispo da dama e eu comecei meu movimento com o cavalo. O rei nao pode comer meu cavalo. Nao pode se expor ao meu bispo da casa branca.


Abaixo, ele viu que assim que meu cavalo saisse dali, o bispo faria cheque, entao moveu o rei. E isso ele fez certo, pois se eu fosse aplicar o garfo que me restou, entre a dama e a torre, ele comeria meu cavalo com o rei.

Abaixo: entao apenas Avancei o meu peao do rei. assim fiz cheque a descoberto com o bispo da casa preta.

Abaixo, ele até fugiu com o rei, mas estava cercado. Os meus dois bispos, a dama e o meu peão do rei o cercavam. Ele tava no meio do raio de ação deles. Bastava tirar o cavalo da frente.


E foi o que eu fiz, abaixo. Eu podia ter subido com o cavalo. Mas desci. E nem notei na hora que o próprio cavalo tb atacou o rei...


Xeque-mate em 5:51 minutos


Sempre que eu gostar de uma partida, vou compartilhar com vocês. Também vou comecar a escrever sobre xadrez pra quem não sabe naada do assunto. Quem sabe você não se torna meu parciero pra xadrez via email ou carta? Isso dá pano pra outras postagens!

Até!

0 comentários: