Páginas

27 de fev. de 2009

Imagine tocará em sinos da catedral de Liverpool

A Catedral Anglicana de Liverpool afirmou nesta sexta (08/05) que permitirá que na próxima semana seus sinos soem ao som de "Imagine", de John Lennon - apesar de não estar de acordo com a letra e a filosofia de uma canção que seu próprio autor qualificou de "hino antireligioso".

A administração da catedral, que tem um dos campanários mais altos do mundo, levou em conta a "sensibilidade" da letra e chegou à conclusão de que sua capacidade para inspirar as pessoas supera qualquer possível ofensa.

A ideia partiu dos organizadores do festival cultural Futuresonic, que será realizado de 13 a 16 de maio principalmente na cidade de Manchester, com etapa excepcional em Liverpool.

No entanto, o conteúdo antirreligioso da canção tinha provocado certa polêmica, especialmente em uma pesquisa da revista anglicana "Church Times", fundada em 1863, na qual 64% dos entrevistados se opunham à iniciativa.

"Permitir que nossos sinos toquem ´Imagine´ não significa que estejamos de acordo com o conteúdo lírico ou a filosofia da canção", explicou um porta-voz da Catedral.

"No entanto, reconhecemos seu poder de nos fazer pensar. Também reconhecemos a existência de outras opiniões no mundo", comentou o porta-voz.

O clássico de Lennon (1940-1980) soará no próximo dia 16 de maio. A canção foi escrita em 1971 e qualificada pelo ex-Beatle como "antirreligiosa, anticonvencional e anticapitalista".

Segundo comentou a viúva de Lennon, Yoko Ono, a ideia de que os sinos da Catedral de Liverpool reproduzam a canção é "tão bonita" que a deixou "sem palavras".

Fonte: G1

Publicado em: 08/05



Led Zeppelin e Rolling Stones: combatendo invasão de grilos

Moradores de uma cidade no Estado de Nevada (EUA) acharam um novo jeito de lutar contra uma invasão anual de grilos - tocar músicas do Rolling Stones e Led Zeppelin.

O povoado de Tuscarora é invadido por milhões desses insetos todos os anos entre os meses de maio e agosto, logo após sua incubação em abril (os grilos podem formar agrupamentos de até 3.2km de distância).

A idéia de detoná-los com música foi posta em prática pela primeira vez em 2006 depois que a imprensa local publicou um artigo de 1934 sobre pessoas que usavam gongos para deter os grilos.

Desde então os enxames passaram a ficar às margens do alcance de inseticidas, embora não exista nenhuma prova científica de que a música é o que está levando-os a se afastarem.

“As vibrações são o que devem deter os insetos, mas eu não sei de nenhuma pesquisa que diz se sim ou não”, disse o insetologista do estado de Nevada, Jeff Knight.

“Os grilos meio que dormem à noite, então eu acordava de manhã cedo e a primeira coisa que fazia era ligar o som, que só era desligado de noite”, contou Laura Moore ao Wall Street Journal.

Publicado em: 06/05

0 comentários: